Tempo de leitura: 1 minuto
Graça e paz; Amém… Hoje vou está falando sobre ilustrações e conjecturas por que e como usar, em suas pregações. Quantas vezes ao presenciar uma pregação nos deparamos com uma estória (conto fictício, não real), no meio da mensagem. Para saber por que esses recursos são importantes numa pregação leia esse conteúdo até o final.
Entendendo o que são ilustrações
Como disse na introdução, Ilustrações são estórias, que tem uma certa diferença de conjecturas. A ilustração é um recurso usado não só por pregadores da palavra de Deus, mas também por professores, palestrantes etc.
O objetivo do uso desse recurso é esclarecer o assunto abordado, descontrair o ambiente, e também é claro é um ótimo recurso para preencher espaços de tempo rsrsrs.
É importante ressaltar que para usar esse recurso é preciso buscar algo relacionado ao assunto, no contrário ao invés de ajudar, esse recurso será capaz de prejudicar qualquer pregação.
Aqui está um ótimo exemplo de ilustração, que fala sobre a insatisfação de muitos seres humanos com o que tem nas mãos. >>[DOWNLOAD]<<
O conceito de conjecturas
Diferente das ilustrações, conjecturas não são se quer estórias, mas apenas o fruto de uma imaginação “fértil’, vamos dizer assim. Pois o pregador cria uma determinada situação ou um diálogo, que possivelmente tenha acontecido, mas que não está registrado na bíblia.
Ambos os recursos são ótimos quando bem aplicados.
Uma pregação com o uso desse recurso tem o poder de ficar por vários dias, meses ou anos na mente dos ouvintes. O resultado é semelhante a quando assistimos a um filme. Pois cria imagens em nossa mente e assim ficam por um longo período de tempo.
Bom, essa foi uma dica minha para você; Espero que tenha gostado, ajude esse conteúdo chegar a mais pessoas Curta, Comente e Compartilhe!