Tempo de leitura: 3 minutos
Olá Graça e Paz; Nesse artigo você verá 5 Erros que ao pregar a palavra de Deus devem ser evitados;Essas são dicas simples, mas ao mesmo tempo valiosas; Pois te mostrarão o que você não deve fazer no seu ministério de pregação da palavra de Deus.
Sabe qual o mais prejudicial? E qual a solução? Descubra agora lendo esse conteúdo até o final.
#1 Ao pregar a palavra de Deus seja você mesmo
Não cometa o erro de assumir uma personalidade que não é sua ao pregar a palavra de Deus, pois essa atitude é uma das coisas que trava o desempenho de qualquer pregador, fazendo cometer erros que normalmente não cometeria se agisse normalmente.
A postura adequada, o modo adequado de se comportar ou quaisquer pormenores que precise de aperfeiçoamentos é algo que se ajusta com o passar do tempo, e às vezes nem o próprio pregador percebe a mudança.
#2 Pregue a palavra de Deus cuidando da postura
Durante a pregação da palavra de Deus seja bastante cuidadoso quanto ao seu comportamento diante do auditório. Não há nada mais incômodo do que presenciar uma pregação onde o pregador fica correndo de um lado para o outro sobre o altar;
Fazendo-nos ter que acompanha-lo com movimentos circulares com a cabeça da esquerda para a direita ou vice-versa.
#3 Evite o mau humor quando pregar a palavra de Deus
Durante toda nossa vida, desde criança aprendemos que devemos ser humildes e por consequência simpáticos. Acontece que muitos não usam essa arma poderosa de cativar pessoas durante a pregação;
Seja simpático, o bom humor ainda é, e sempre será um ótimo ativo para manter as pessoas em nossa volta, e no caso da pregação à nossa escuta,
Pregação não é pregação, se o que existe é uma audiência espessa.
#4 Evite palavras complicadas ao ministrar a palavra de Deus
A linguagem simples nesse caso, trata-se da forma oral como emitimos as palavras e não a simplicidade em si, como você viu no primeiro tópico.
No cotidiano da nossa vida a nossa forma de falar é a aquela mais fácil de se entender, sem a necessidade de explicações. Durante uma pregação não faz sentido assumirmos uma comunicação desse tipo, a não ser quando é citada alguma palavra em outra língua, como hebraica, grego etc., mesmo assim o exagero dessas palavras em uma única mensagem também é algo que deve ser evitado.
#5 Evite as expressões hummm…, ééé…, então…, né… (como “preenchedores’ de intervalos de tempo)
Uma ministração da palavra de Deus segura é aquela em que vemos a explicação transcorrendo de forma íntegra sem distrações ou grandes pausas na explanação do assunto escolhido;
Nesse último tópico eu cito essas expressões hummm…, né…, ééé…, então…, pois é algo bastante incômodo, e por incrível que pareça muito comum entre pregadores, professores, palestrantes etc.
Essas expressões em minha opinião são as mais prejudiciais, e um dos maiores prejuízos é a insegurança passada aos ouvintes; Pois eles assimilam esses intervalos com a falta de preparo para a ministração.
Para evitar esses tão prejudiciais “preenchedores’ de intervalos, uma solução bastante válida é o uso de esboços na hora das ministrações da palavra de Deus.
(Descubra como criar Esboços Bíblicos Excelentes baixe o Livro Grátis aqui)
Bom essa foi mais uma dica para você, espero que tenha gostado,
Ajude esses conteúdos chegar a mais pessoas Curtindo, Comentando e Compartilhando com seus amigos. Fique na Paz de Deus, Todo Poderoso; Até breve!