Tempo de leitura: 3 minutos
Olá, graça e paz… neste conteúdo você verá 3 segredos para estudos bíblicos excelentes. Veja um passo a passo simples, mas eficiente a ser dado, em uma confecção de estudos; O passo do tópico 3 eu acho super importante!
Conceito sobre estudos bíblicos excelentes
Para início de conteúdo vou está falando um pouco sobre o que é algo excelente. A palavra excelente é definido pelo wiktionary.org “como algo que excele, que é muito bom’.
E por isso ao criar estudos bíblicos, é necessário alguns cuidados para que eles se encaixem a esse adjetivo. Mas já vou adiantado, isso não é algo tão difícil como se parece.
1-Ínício dos estudos bíblicos excelentes
A criação de esboço de pregação, e estudos bíblicos, tem um processo bastante parecido; Ou seja começa pela escolha do texto, introdução, corpo ou tópicos e conclusão.
Dica Extra: Como já disse no Livro Grátis, o tema “não necessariamente precisa ser criado primeiro, ele pode muito bem ser criado por último’.
Uma introdução excelente em um estudo bíblico, é aquela do tipo empolgante, prazerosa de se ouvir e isso é algo bastante simples de se fazer, e você vai aprender agora.
- Curiosidades no estudos bíblicos
Existem algo muito simples, mas que sempre pode ser usado em estudos bíblicos, ou em qualquer outro tipo de conteúdo sem restrições, que são as curiosidades.
Você pode ter como exemplo este artigo que você está lendo agora, perceba que eu iniciei falando sobre a palavra “excelente’, uma curiosidade que provavelmente você não esperava encontrar nesse conteúdo. Mas ficou legal, pelo menos eu achei rsrsrsrsrs. (Deixe seu comentário sobre esse assunto).
É claro esse recurso deve ser feito com cautela, sem nunca sair do tema em que seu público está interessado no momento.
Dica Extra 2: Por exemplo se você for falar sobre Jó, você pode iniciar o estudo bíblico falando sobre a cidade de Us. Onde se localizava, qual era seu tamanho e qual seria sua localização hoje.
2-Desenvolvendo os estudos bíblicos
O desenvolvimento dos estudos bíblicos é outra parte em que deve ser muito bem elaborada, e para isso o ideal é sempre usar tópicos (subtítulos); Pois o uso de tópicos te possibilita uma explanação de melhor desenvoltura.
Usando esse recurso, você ficará preocupado apenas em falar sobre aquele determinado assunto adicionado àquele tópico.
Dica Extra 3: A criação dos tópicos é muito simples, veja um exemplo de um estudo bíblico sobre o apostolo Paulo:
1 -Seu histórico de formação, estudou na escola de Gamaliel. (Livro tal, capítulo tal, verso tal)
2-O chamado de Paulo foi num encontro íntimo com Cristo (Livro tal, capítulo tal, verso tal)
3-O extraordinário ministério de Paulo, iniciou em… (Livro tal e capítulo tal, verso tal) e terminou em… (Livro tal, capítulo tal, verso tal)
3-Conclusão do estudos bíblicos excelentes
A conclusão dos estudos bíblicos é a parte onde tudo que foi passado aos ouvintes deve ser reforçado; Ela é super importante, pois a essa altura o ouvinte já deve ter percebido o real objetivo do tal estudo.
No livro Esboços de Pregações eu disse que “a função da pregação é persuadir os ouvintes a uma determinada ação’ e disse também nesse mesmo livro, que o reforço da ideia deve ser feito através de recapitulação dos tópicos apresentados, ilustração ou contando um testemunho que pode ser seu ou não.
Espero que tenha gostado desse conteúdo. Ajude a divulgá-lo, Curtindo Comentando e Compartilhando. Use essas dicas e tenha estudos bíblicos excelentes! Até breve…